segunda-feira, 12 de julho de 2010

Paul - O Polvo Profeta!

A grande atração que dominou as manchetes dos principais jornais desportivos do mundo e das televisões, na reta final da Copa do Mundo da África do Sul foi um molusco com cerca de dois anos que vive no aquário marinho de Oberhausen, na Alemanha. O polvo Paul ganhou fama por seus dotes de “profeta”: ele se consagrou mundialmente acertando todos os palpites na Copa.


Antes dos jogos, foram depositados no aquário duas caixas com comida (denominada amêijoa, um molusco com concha) e, em cada uma delas, era colocada a bandeira dos países que se enfrentam na partida. A saga de palpites cravados de Paul começou com a vitória da Alemanha sobre a Austrália. Depois, o molusco “apostou” na Sérvia diante dos alemães – e os sérvios surpreenderam ao vencer por 1 a 0. Nos jogos seguintes, o polvo previu vitórias da Alemanha sobre Gana (no último jogo da primeira fase), Inglaterra (nas oitavas de final) e Argentina (quartas) – e acertou todos os resultados. Até que, na semifinal, Paul “traiu” sua pátria e cravou que a Espanha derrotaria os tricampeões mundiais. Não deu outra: a “Fúria” bateu a Alemanha por 1 a 0 e despachou os alemães do mundial.


Na disputa do terceiro lugar contra o Uruguai, Paul demorou minutos para se decidir, mas foi na Alemanha. Resultado: os alemães venceram por 3 a 2, em jogo equilibrado. Por fim, na decisão, Paul cravou Espanha campeã. Acertou mais uma vez, confirmando o aproveitamento de 100% no Mundial.


Tradicionalmente, o polvo fazia previsões apenas sobre as partidas dos alemães. Porém, abriu uma excessão e realizou uma profecia sobre a decisão do Mundial, onde indicou a Espanha como campeã da Copa do Mundo de 2010.
Com o título inédito dos espanhóis, o polvo Paul se manteve 100% no aproveitamento das previsões, não dando margens à dúvidas sobre o valor de suas profecias.


Polvo Paul crava título espanhol e termina como único invicto da Copa do Mundo.

O polvo-profeta acertou o vencedor das sete partidas de seu país de origem, Alemanha, inclusive a derrota para Sérvia e Espanha. No domingo era desafio final, acertar o resultado da decisão, que não incluia os alemães. E Paul não decepcionou. Cravou o título da Fúria.

O polvo Paul ganhou uma réplica da Taça Fifa na segunda-feira, 12 de Julho, depois do campeonato, no aquário Sea Life, em Oberhausen, na Alemanha, onde vive, depois do sucesso conquistado na Copa do Mundo. Paul, conhecido por lá como polvo-oráculo, ganhou destaque no mundo inteiro por ter acertado todos os palpites neste Mundial.

O molusco ganhou destaque ao acertar oito palpites neste mundial, incluindo a Espanha como campeã e a Alemanha ficando com a terceira colocação no último sábado.

Apesar da brilhante actuação como profeta, é provável que o talento de Paul não dure muito. O molusco tem dois anos e meio de vida e sua estimativa é de três anos, ou seja, Paul deve viver apenas mais seis meses, segundo seus tratadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário